CURSO AVANÇADO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA

CURSO AVANÇADO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA

- Carga Horária: 280 horas/aula

- Realização: 100% online

Com aulas não obrigatórias ao vivo quinzenalmente.

- Duração: 12 meses / matrícula + 11 mensalidades.

- Preço - valor das mensalidades: informado ao final do vídeo acima.

- Formato das aulas: aulas gravadas, acesso perpétuo

- Como participar do curso: efetue sua matrícula através do botão ao lado, efetue o pagamento do curso (por cartão ou boleto) e siga os passos que lhe serão enviados pelo Hotmart (vide aba promoções do seu e-mail).

NOTA I: não há previsão para abertura de outras turmas em 2019, aproveite e faça agora a sua matrícula!

NOTA II: o período de matrículas vai até o dia 20 de zembro de 2018.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PRODUÇÃO LITERÁRIA

- Carga Horária: 380 horas/aula + TCC

- Modalidade: Semipresencial

- Realização: 100% online

- Duração: 18 meses (matrícula + 17 mensalidades de R$ 272,51).

- Preço - valor das mensalidades: informado ao final do vídeo acima.

- Processo de avaliação: perguntas objetivas ao longo das aulas através do sistema virtual + defesa do TCC através de videoconferência.

- Como participar do curso: efetue sua matrícula através do botão ao lado e aguarde o recebimento do e-mail com os procedimentos para envio da documentação e assinatura do contrato.

- Documentos obrigatórios para envio posterior:

+ Cópia autenticada do RG e CPF (em 02 vias)

+ Foto 3x4 (01 foto atual)

+ Comprovante de residência atualizado em 02 vias

+ Cópia autenticada do Diploma de Graduação em 02 vias

+ Cópia simples do histórico de graduação

NOTA: não há previsão para abertura de outras turmas em 2019, aproveite e faça agora a sua matrícula!

ESCREVA O SEU LIVRO EM 03 MESES E LANCE EM 04 SEMANAS

APRENDA PROCESSOS INOVADORES DE ESCRITA, ORGANIZAÇÃO DE ENREDO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS.
Um conteúdo inédito que você não encontrará em

nenhum outro lugar ou curso deste país.

 

APRENDA COMO SE LANÇAR NO MERCADO LITERÁRIO SEM DEPENDER DE UMA EDITORA E COM POUQUÍSSIMO INVESTIMENTO. Aquilo que poucos ensinam, pois poucos vivem,

e a maioria que vive não compreende!


             Particularmente, acredito que qualquer pessoa pode ser um bom escritor, é apenas uma questão de treino e educação artística. Acredito também que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com os seus livros… Sinceramente, não acredito em afirmações como “escrever não dá dinheiro”, “escritor morre pobre”, “escritor só é reconhecido depois de morto”, “um bom escritor já nasce como escritor” e outras dezenas de frases semelhantes. Pode parecer um desabafo um tanto pesado, mas a maioria das pessoas que repete essas frases são pessoas que já perderam a esperança, que tentaram e não conseguiram, pessoas que já desistiram de seus sonhos e de seus projetos.
              Imagine que um dia você acorda, abre os olhos e simplesmente não tem mais dificuldades em sentar e escrever a qualquer momento. Sim, você não precisa mais esperar pelos picos de criatividades e pelas ideias aleatórias surgindo em sua mente… É você quem decide quando será o momento de escrever e não mais a sua inspiração! Esse é o foco do meu curso!
              Pode parecer até difícil de acreditar, mas a maioria dos meus alunos, quando inicia o curso de produção literária, simplesmente não conseguem escrever… Eles amam escrever, mas são DEPENDENTES, são REFÉNS da sua criatividade e da sua intuição… Quando eles entram no curso, a primeira coisa que percebem é que chegou a hora de dar um basta nisso.
             Vocês podem imaginar a felicidade desses alunos quando acabam de escrever o seu primeiro livro dentro do prazo estipulado? E o sorriso ainda maior quando lançam o próprio livro e colhem os frutos do seu trabalho? Pois é isto que eu vou lhe ensinar!
              A maioria das pessoas que vejo iniciando a sua caminhada como escritores não estão de fato se dedicando para isto, elas estão apenas “curtindo o momento de inspiração e escrevendo seus textos como um hobby, um passatempo”. Agora, se eu quiser de fato escrever os meus livros sem contar exclusivamente com a sorte, eu preciso saber como tornar aqueles quinze, vinte minutos vagos entre o almoço e o trabalho em um momento de grande rendimento para a escrita, no qual eu consiga produzir algo de qualidade, sem necessitar para isto estar inspirado. Sim, pois tempo não é apenas dinheiro, como diz o ditado. Tempo é vida, e a vida breve!
            Há como ser um bom escritor sem os conhecimentos que são repassados pelo Curso de Produção Literária? Sim! A maioria dos grandes escritores da humanidade não aprendeu nada disto ao longo da vida, mas apreenderam muito de forma intuitiva, pela vivência de anos de jornada, pelas experiências, mas para isso demoraram décadas aprendendo, aprimorando o seu método de produção, refazendo a sua escrita, os seus enredos. E não acredite que a maioria deles foi composta de homens e mulheres sortudos! Não é à toa que o ditado popular nos diz que ESCRITOR BOM É ESCRITOR MORTO, não é mesmo?
            Eu sei que surgem escritores que ficam famosos e vendem muitos volumes sem conhecer absolutamente nada disso que eu ensino nesse curso, pois isso lhes é intuitivo. Mas não se esqueça que a esmagadora maioria desses novos grandes sucessos passaram muito tempo tentando até conseguirem. E sobretudo, não esqueça jamais que a maioria deles teve muita sorte em conseguir uma editora que comprasse a sua ideia contratualmente e investisse tempo de toda uma equipe para cuidar da edição dos seus textos, da sua carreira, dos seus livros, dos lançamentos, da diagramação. Editoras que investiram pesado na sua imagem e divulgação, pagaram vitrines para os seus livros estarem expostos na entrada das livrarias, esses caras são verdadeiros sortudos! Você sabe, há muitos outros escritores muito melhores do que eles tentando faz muito tempo o sucesso, sem nunca terem tido a sorte de conseguir a atenção de uma editora dessas. O caminho que eu vou lhe ensinar não depende de uma editora, depende apenas do seu trabalho e do seu esforço. Uma editora será optativa e apenas uma das consequências do trabalho.
               E é daí que eu lhe pergunto: você quer ser mais um desses que vai passar a vida tentando essa grande sorte? Ou quer construir um caminho sólido, onde a sua escrita poderá dar um salto de qualidade, onde os seus personagens serão interessantes, onde os seus enredos serão fascinantes e onde as editoras é que vão lhe convidar para escrever? É você quem escolhe! Caminhar sozinho é possível, mas caminhar com alguém ao seu lado, dividindo o fardo e lhe mostrando os caminhos, é muito mais fácil. Pense nisso.
            O vídeo acima lhe apresenta em detalhes o meu Curso Avançado de Produção Literária, bem como uma turma experimental que estamos montando em parceria com as Faculdades FATEC-PR, na modalidade de Pós-graduação Lato Sensu. Em ambos os cursos são fornecidos dezenas de conteúdos para que os meus alunos se tornem grandes escritores, formas objetivas e profundas de escrita. Nele também ofereço diversos módulos de bônus, totalmente gratuitos, e um desses é o módulo de Autopromoção Literária, onde eu ensino como você pode se autopromover enquanto escritor, a forma mais eficaz e mais rápida parar criar uma imagem, vender os seus livros e para chamar a atenção dessas tão sonhadas grandes editoras, passo a passo…
            Mas quero deixar claro que este não é um mero curso de vendas ou autopromoção literária. Não, este é um curso de Produção Literária. Logo, se você ainda não alcançou o nível de escrita que deseja, se não se sente bem com a qualidade das histórias que produz, se tem vergonha de mostrar seus escritos para os outros, achando que não está bom o bastante, então é para você que eu desenvolvi esse curso! Mas, e preste atenção nisso, se você tem um nível de ambição lá em baixo, não tem pressa, quer escrever de forma mediana sem se importar se estará bom ou não, então esse curso definitivamente não é para você!
            Não há nada de errado, feio ou vergonhoso em não querer aprender tudo isso! Não há nada de errado em querer escrever apenas e exclusivamente de forma intuitiva e lentamente, sem se importar se seus livros serão de fato lidos pelas pessoas ou se serão projetos esquecidos em arquivos do Word… São apenas caminhos diferentes, nada mais, ok? Um caminho demora mais e talvez nunca tenha um desfecho, o outro é mais rápido e mais palpável. No mundo, hoje, produzir um bom livro não é o suficiente, você precisa produzir algo novo, diferente, atraente, precisa aprender a vender essa ideia, aprender a tornar desejada essa história e esse mundo que você criou…Precisa aprender a gerar valor sobre a sua imagem, sobre a sua obra, aprender a vender o seu trabalho… Tudo isso para se tornar um escritor… Não é fácil, nem impossível, mas com certeza é trabalhoso. Se você for alguém que se dedica, então amanhã assista ao meu vídeo, eu vou falar tudo sobre as nossas jornadas de formação. E eu prometo, se você não gostar do nosso curso, eu simplesmente devolvo o seu dinheiro!

P.S.: as matrículas para o curso ficarão abertas apenas por sete dias! Acima você terá todas as informações, grade curricular, valores e etc...

      O curso de produção literária está sendo um ponto chave em minha carreira como escritor. Para mim, um dos principais marcos do curso foi a organização das ideias antes de começar a escrever: identificar o contexto da história, definir o inicio e o fim da historia, criar os dados divisores para os capítulos, criar os personagens, dar vida a eles criando uma historia de base, escrever a história, enriquecer a história escrita... são muitos fatores ensinados que facilitaram - e muito - o processo de escrita.

     Como todo o curso foi trabalhado com a parte teórica unida à prática, o ato de escrever acabou se tornando mais natural à medida que as aulas foram evoluindo e agora posso notar que está muito mais fácil sair da ideia e ir para o papel.

 

     Além disso, tivemos a oportunidade de ter as nossas histórias corrigidas e analisadas. Isso é de uma valia enorme, pois quando se trabalha com o mercado editorial, a possibilidade de precisarmos alterar a história conforme uma solicitação do editor é muito grande. Trabalhando desta forma, criamos um desapego à história já pronta e abrimos novos horizontes para deixar a história o melhor possível, conforme as sugestões do professor.

 

     E por último, mas não menos importante, enfatizo a didática e o conhecimento do professor. Muito bem preparado para ministrar as aulas, super atencioso e dedicado, tanto no ensino quanto na preocupação de nosso aprendizado. Alguns assuntos foram inclusive passados até a exaustão para que ele tivesse a garantia de que havíamos assimilado o conteúdo.

 

     Em resumo: curso espetacular que agregou uma enorme carga de conhecimento e é extremamente recomendado para qualquer pessoa que deseje se tornar um escritor.

Andrieli Campagnaro – Gestor de Sistemas Digitais

    O Curso de Produção Literária do professor Gilberto Sendtko, excelente projeto cultural, é um dos melhores cursos de escrita que já participei e certamente um dos melhores do Brasil. O conteúdo é inovador e abrange diversas técnicas para escrever uma boa história, incluindo a criação de contextos, clímax, dados divisórios, personagens até o uso de ferramentas digitais para produção escrita.

     Participar do curso me permitiu não só desenvolver a produção literária, como também conhecer e interagir com pessoas talentosas desse ramo, que hoje formam uma promissora rede de leitura e escrita. Como bem dizia Ariano Suassuna, reconhecido autor nacionalista. Não defendo o Curso porque é brasileiro, “defendo porque é uma linda arte!” E nas palavras do poeta Pablo Neruda, "escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca ideias." Neste Curso o que mais temos aprendido é criar e desenvolver boas ideias. Anseio pela continuidade do projeto para incentivar os novos escritores e também retornar sementes de qualidade ao leitor brasileiro, com obras escritas que de fato contribuam com um mundo cada vez melhor. Deus abençoe esta iniciativa, o livro e as mentes escritoras!

Vilker Germano Martins, Servidor Público Federal

     Por vários anos procurei um curso de escrita criativa que pudesse me ensinar técnicas avançadas de criação literária. Encontrei algumas propagandas de cursos na internet, no entanto, nenhum deles me agradou. Todos abordavam apenas elementos básicos da escrita, coisas triviais pelas quais eu não tinha o menor interesse.

  Segui então estudando de forma independente, buscando livros que tratassem do tema, e “me virando” do jeito que podia.

    Para mim as aulas de produção literária com o professor Gilberto foram muito proveitosas, especialmente por reunirem ensinamentos teóricos repassados com muita segurança, amplitude, profundidade e pertinácia, além de complementados com uma prática sólida e eficaz.

       Os conceitos de construção de personagens, pré-roteiro, linha do tempo, história de base, micro-clímax, clímax, entre tantos outros esmiuçados durante o curso me proporcionaram

condições para escrever com segurança.

     Já produzi um conto de 15 páginas, estou trabalhando no segundo e pretendo prosseguir na produção literária, iniciando com um livro de contos. Tenho também um projeto de escrever uma obra composta por crônicas.

      Meus antigos sonhos de escrever e publicar obras literárias, graças ao empenho do professor Gilberto sinto que estão próximos de se tornarem realidade.

    A partir dos ensinamentos adquiridos no curso, sinto-me seguro e confiante para prosseguir na carreira de escritor, porém penso que seria de suma importância continuar sendo, por assim dizer, “lapidado” para fazê-lo com gradual e progressivamente maior qualidade, prosseguindo com oficinas literárias que abordem outros gêneros literários.

André Luiz Alves – Servidor Público Estadual

     Contudo, minha escrita não evoluía da maneira que eu desejava. Mas para minha surpresa, encontrei algo que mudaria esse quadro. Visualizei no facebook a divulgação de um curso inédito de produção literária na época realizado presencialmente aqui em Chapecó (hoje virtual), denominado TEXTO VIVO. Por sorte, consegui me escrever a tempo de ser encaixado em uma das turmas.

     Acredito que o curso do professor Gilberto Sendtko seja único no Brasil! Pois aborda a arte de escrever através de conhecimentos acerca da mente humana e, por ser um curso voltado à produção de texto, instiga os alunos a escrever em todas as aulas, através de exercícios diversos, sempre é claro, com o acompanhamento do professor.

     Fiquei muito satisfeito com tudo o que aprendi. E grato pela oportunidade de ingressar num projeto cultural muito bem elaborado. Já consegui produzir vários contos até o momento e não pretendo parar tão cedo.

Matheus Rodrigues – Médico Veterinário

     Este foi sem dúvidas o Curso de Produção Literária mais completo que conheci, um tempo muito bem aproveitado e muito dinâmico. As aulas e em especial a produção (exercícios) estão nos ajudando a lapidar o escritor, o filósofo, o pensador, o poeta, que existe dentro de cada um de nós de uma maneira inédita e formidável.

      Sou Eliane Corona, artista plástica, poeta e escritora profissional.

     Infelizmente, sabemos o quanto é difícil hoje ser um escritor em nosso país. A procura por métodos eficazes de escrita e a diversidade de temas nos conduz a pesquisas por vezes infundadas e ou sem qualidade.
     Neste cenário, o Professor Gilberto nos trás uma proposta inovadora de estudos linguísticos, históricos e literários.

     Este curso está nos preparando para escrever com qualidade e conteúdo, de forma que possamos produzir obras com grande chance de ganhar destaque em nível regional até nacional. Espero que este curso ajude a produzir mais que bons autores de livros, mas se torne uma referência no Brasil.

Reginaldo Bortoletto, aluno do Projeto Texto Vivo.

Suas ferramentas nos transportam para a individualidade do ser, propiciando uma escrita com direcionamento e qualidade. Para quem deseja aprimorar-se como escritor, eu recomendo embarcar nessa aventura.

ELIANE HUNING – Escritora Chapecoense e Artística Plástica

GRADE CURRICULAR DO CURSO:

- MÓDULO INTRODUTÓRIO

- MÓDULO 02: PRIMEIROS PASSOS NA PRODUÇÃO LITERÁRIA

- MÓDULO 03 - ORGANIZAÇÃO DE ENREDO

- MÓDULO 04 - FERRAMENTAS TEXTUAIS I: DADOS DIVISÓRIOS

- MÓDULO 05- FERRAMENTAS TEXTUAIS II – ENRAIZAMENTOS

- MÓDULO 06 - FERRAMENTAL DIVERSO - GATILHOS MENTAIS

- MÓDULO 07 - CRIAÇÃO CONTEXTUAL - CRIANDO MUNDOS, CENÁRIOS E CONTEXTOS

- MÓDULO 08 - CRIAÇÃO DE PERSONAGENS: MONTANDO ESTRUTURAS DE PENSAMENTO (EP)

CRIANDO A ESTRUTURA DE PENSAMENTO DE UM PERSONAGEM

TÓPICO 01. MACRO CONCEPÇÕES

TÓPICO 02. O QUE ACHA DE SI MESMO

TÓPICO 03. DADOS SENSORIAIS

TÓPICO 03. DADOS ABSTRATOS

TÓPICO 04. EMOÇÕES

TÓPICO 05. CRENÇAS E JUÍZOS PRÉVIOS

TÓPICO 06. LEMBRANÇAS, MEMÓRIAS E AGENDAMENTOS

TÓPICO 07. Termos: Universal, particular e singular;

TÓPICO 08. Termos: Unívoco e equívoco;

TÓPICO 09. Discurso: completo e incompleto;

TÓPICO 10. Estruturação de raciocínio;

TÓPICO 11. Busca;

TÓPICO 12. Paixões Dominantes;

TÓPICO 13. Comportamento e Função;

TÓPICO - 14. Espacialidade: Inversão, Recíproca de Inversão,

Deslocamento Longo e Deslocamento Curto;

TÓPICO - 15. Semiose;

TÓPICO - 16. Significado;

TÓPICO - 17. Armadilha conceitual;

TÓPICO - 18. Axiologia;

TÓPICO - 19. Tópico de singularidade existencial;

TÓPICO - 20. Epistemologia;

TÓPICO - 21. Expressividade;

TÓPICO - 22. Papel existencial;

TÓPICO - 23. Ação;

TÓPICO - 24. Hipótese;

TÓPICO - 25. Experimentação;

TÓPICO - 26. Princípios de verdade;

TÓPICO - 27. Análise da estrutura;

TÓPICO - 28. Interseções de Estruturas de Pensamento;

TÓPICO - 29. Matemática simbólica;

TÓPICO - 30. Autogenia;

- MÓDULO 09 - HORIZONTALIDADES E VERTICALIDADES

                                        AUTOGENIAS HORIZONTAIS APLICADAS AO PROCESSO LITERÁRIO

                                        AUTOGENIAS VERTICAIS APLICADAS AO PROCESSO LITERÁRIO

 

- MÓDULO 10 – AUTOGENIAS TRANSVERSAIS

                                        AUTOGENIAS TRANSVERSAIS APLICADAS AO PROCESSO LITERÁRIO
                                        MUNDOS CONVERSANDO COM MUNDOS DENTRO DE UMA HISTÓRIA

- MÓDULO 11 – PUBLICAÇÃO LITERÁRIA
                                       CONCURSOS
                                       EDITORAS
                                       AUTOPUBLICAÇÃO

                                       AUTOPROMOÇÃO

- MÓDULO 12 BÔNUS - SOFTWARES PARA PRODUÇÃO LITERÁRIA

- MÓDULO 13 BÔNUS – PRODUÇÃO LITERÁRIA COLETIVA

MATÉRIAS ADICIONAIS EXCLUSIVAS PARA A MODALIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO:

- MÓDULO 14 – ESTUDANDO AUTORES E SUAS OBRAS

Conteúdo base: Gabriel Garcia Marquez, Amos Oz, Anton Tchekhov, Arthur Rimbaud, Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa, Carlos Drummond de Andrade, Elias Canetti, Franz Kafka, Martin Buber, Jorge Amado, Charles Dickens, Mario Quintana, Machado de Assis, Monteiro Lobato, além de duas aulas extras sobre "o que é escrever" e "como escrever" 

- MÓDULO 15 – A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

- MÓDULO 16 - CONVERSAÇÕES ENTRE LITERATURA, CINEMA E CIÊNCIA

- MÓDULO 17 - FERRAMENTAS DE ESCRITA PARA CRONISTAS

- MÓDULO 18 - Desenvolvimento literário de processos histórico-sociais

- MÓDULO 19 – Metodologia de Pesquisa

- MÓDULO 20 - Experiências de produção e publicação de obras acadêmicas

NOTA: se você vai fazer o Curso Avançado de Produção Literária e mesmo assim gostaria de ter essas disciplinas da pós-graduação, não se preocupe, elas estarão disponíveis de forma avulsa para você e com um custo muito baixo.

DEPOIMENTOS DOS MEUS ALUNOS DOS CURSOS PRESENCIAIS

DE PRODUÇÃO LITERÁRIA

      O curso de produção literária está sendo um ponto chave em minha carreira como escritor. Para mim, um dos principais marcos do curso foi a organização das ideias antes de começar a escrever: identificar o contexto da história, definir o inicio e o fim da historia, criar os dados divisores para os capítulos, criar os personagens, dar vida a eles criando uma historia de base, escrever a história, enriquecer a história escrita... são muitos fatores ensinados que facilitaram - e muito - o processo de escrita.

     Como todo o curso foi trabalhado com a parte teórica unida à prática, o ato de escrever acabou se tornando mais natural à medida que as aulas foram evoluindo e agora posso notar que está muito mais fácil sair da ideia e ir para o papel.

 

     Além disso, tivemos a oportunidade de ter as nossas histórias corrigidas e analisadas. Isso é de uma valia enorme, pois quando se trabalha com o mercado editorial, a possibilidade de precisarmos alterar a história conforme uma solicitação do editor é muito grande. Trabalhando desta forma, criamos um desapego à história já pronta e abrimos novos horizontes para deixar a história o melhor possível, conforme as sugestões do professor.

 

     E por último, mas não menos importante, enfatizo a didática e o conhecimento do professor. Muito bem preparado para ministrar as aulas, super atencioso e dedicado, tanto no ensino quanto na preocupação de nosso aprendizado. Alguns assuntos foram inclusive passados até a exaustão para que ele tivesse a garantia de que havíamos assimilado o conteúdo.

 

     Em resumo: curso espetacular que agregou uma enorme carga de conhecimento e é extremamente recomendado para qualquer pessoa que deseje se tornar um escritor.

Andrieli Campagnaro – Gestor de Sistemas Digitais

    Para mim as aulas de produção literária com o professor Gilberto foram muito proveitosas, especialmente por reunirem ensinamentos teóricos repassados com muita segurança, amplitude, profundidade e pertinácia, além de complementados com uma prática sólida e eficaz.

       Os conceitos de construção de personagens, pré-roteiro, linha do tempo, história de base, micro-clímax, clímax, entre tantos outros esmiuçados durante o curso me proporcionaram

condições para escrever com segurança.

     Já produzi um conto de 15 páginas, estou trabalhando no segundo e pretendo prosseguir na produção literária, iniciando com um livro de contos. Tenho também um projeto de escrever uma obra composta por crônicas.

      Meus antigos sonhos de escrever e publicar obras literárias, graças ao empenho do professor Gilberto sinto que estão próximos de se tornarem realidade.

    A partir dos ensinamentos adquiridos no curso, sinto-me seguro e confiante para prosseguir na carreira de escritor, porém penso que seria de suma importância continuar sendo, por assim dizer, “lapidado” para fazê-lo com gradual e progressivamente maior qualidade, prosseguindo com oficinas literárias que abordem outros gêneros literários.

André Luiz Alves – Servidor Público Estadual

      Sou Eliane Corona, artista plástica, poeta e escritora profissional.

     Infelizmente, sabemos o quanto é difícil hoje ser um escritor em nosso país. A procura por métodos eficazes de escrita e a diversidade de temas nos conduz a pesquisas por vezes infundadas e ou sem qualidade.
     Neste cenário, o Professor Gilberto nos trás uma proposta inovadora de estudos linguísticos, históricos e literários.

Suas ferramentas nos transportam para a individualidade do ser, propiciando uma escrita com direcionamento e qualidade. Para quem deseja aprimorar-se como escritor, eu recomendo embarcar nessa aventura.

ELIANE HUNING – Escritora Chapecoense e Artística Plástica

    O Curso de Produção Literária do professor Gilberto Sendtko, excelente projeto cultural, é um dos melhores cursos de escrita que já participei e certamente um dos melhores do Brasil. O conteúdo é inovador e abrange diversas técnicas para escrever uma boa história, incluindo a criação de contextos, clímax, dados divisórios, personagens até o uso de ferramentas digitais para produção escrita.

     Participar do curso me permitiu não só desenvolver a produção literária, como também conhecer e interagir com pessoas talentosas desse ramo, que hoje formam uma promissora rede de leitura e escrita. Como bem dizia Ariano Suassuna, reconhecido autor nacionalista. Não defendo o Curso porque é brasileiro, “defendo porque é uma linda arte!” E nas palavras do poeta Pablo Neruda, "escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio, você coloca ideias." Neste Curso o que mais temos aprendido é criar e desenvolver boas ideias. Anseio pela continuidade do projeto para incentivar os novos escritores e também retornar sementes de qualidade ao leitor brasileiro, com obras escritas que de fato contribuam com um mundo cada vez melhor. Deus abençoe esta iniciativa, o livro e as mentes escritoras!

Vilker Germano Martins, Servidor Público Federal

     Por vários anos procurei um curso de escrita criativa que pudesse me ensinar técnicas avançadas de criação literária. Encontrei algumas propagandas de cursos na internet, no entanto, nenhum deles me agradou. Todos abordavam apenas elementos básicos da escrita, coisas triviais pelas quais eu não tinha o menor interesse.

  Segui então estudando de forma independente, buscando livros que tratassem do tema, e “me virando” do jeito que podia.

     Contudo, minha escrita não evoluía da maneira que eu desejava. Mas para minha surpresa, encontrei algo que mudaria esse quadro. Visualizei no facebook a divulgação de um curso inédito de produção literária na época realizado presencialmente aqui em Chapecó (hoje virtual), denominado TEXTO VIVO. Por sorte, consegui me escrever a tempo de ser encaixado em uma das turmas.

     Acredito que o curso do professor Gilberto Sendtko seja único no Brasil! Pois aborda a arte de escrever através de conhecimentos acerca da mente humana e, por ser um curso voltado à produção de texto, instiga os alunos a escrever em todas as aulas, através de exercícios diversos, sempre é claro, com o acompanhamento do professor.

     Fiquei muito satisfeito com tudo o que aprendi. E grato pela oportunidade de ingressar num projeto cultural muito bem elaborado. Já consegui produzir vários contos até o momento e não pretendo parar tão cedo.

Matheus Rodrigues – Médico Veterinário

     Este foi sem dúvidas o Curso de Produção Literária mais completo que conheci, um tempo muito bem aproveitado e muito dinâmico. As aulas e em especial a produção (exercícios) estão nos ajudando a lapidar o escritor, o filósofo, o pensador, o poeta, que existe dentro de cada um de nós de uma maneira inédita e formidável.

     Este curso está nos preparando para escrever com qualidade e conteúdo, de forma que possamos produzir obras com grande chance de ganhar destaque em nível regional até nacional. Espero que este curso ajude a produzir mais que bons autores de livros, mas se torne uma referência no Brasil.

Reginaldo Bortoletto, aluno do Projeto Texto Vivo.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR COORDENADOR

Gilberto Gilmar Sendtko

- Agenciador de 09 obras literárias, sendo elas “Um Motivo que Transforma”, “O Velho Xaxim”, “Patrimônios Submersos”, “Escritos da Infância e Jovens Anotações”, “Coletânea Cometa”, “Philos de Sophia”, “Lendas do Rio Canoas”, “Lendas e Rostos do Rio Uruguai”, “Contos e Histórias do Sul do Brasil”.

- Autor de 05 obras, sendo elas “A Pequena Semeadora de Mundos”, “Interações Culturais com a Língua Inglesa”, “Caderno de Matemática Simbólica I”, “Caderno de Matemática Simbólica II”, e “Representação Fotográfica: As Bases da Fotografia Subjetiva”.

- Coautor da obra Aspectos da Crença na Clínica Filosófica.

- Organizador de três obras:

      - 02 Coletâneas de Contos, cujas histórias foram produzidas pelos alunos do curso presencial de produção literária em Chapecó/SC;

      - A obra “Aplicações Interdisciplinares da Filosofia Clínica”, composta por textos de diversos pesquisadores, professores e doutores em ciências humanas.

- Criação e Manutenção do Curso de Fotografia Básica e Avançada Udemy, já com mais de 19 mil alunos;

- Coordenador do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Produção Literária da FATEC PR junto ao Grupo Moriah;

- Coordenador do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Análise Literária da FATEC PR junto ao Grupo Moriah;

- Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Filosofia Clínica das Faculdades Itecne junto ao Instituto Vale do Rio Uruguai, desde 2013 (em andamento);

- Professor de Pós-Graduação das Faculdades Itecne junto ao Instituto Vale do Rio Uruguai, desde 2013 (em andamento);

- Professor de Pós-graduação das Faculdades Fatec junto Grupo Moriah (Em andamento);

- Coordenação Geral e Administrativa de 02 “Núcleos de Esporte e Lazer da Cidade/ Núcleos de Vida Saudável” da Organização Kirka sob o patrocínio do Ministério dos Esportes durante doze meses;

- Coordenação Geral e Administrativa de um Ponto de Cultura da Organização Kirka, sob patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina (SOL);

- Coordenação Administrativa do Projeto Coral o Som das Árvores (2015), sob patrocínio do Ministério da Cultura;

- Produção de roteiro e fotografia para os curtas-metragens do Programa Mestres Griôs do Ministério da Cultura (2011).

- Professor de Cinema e Fotografia durante dois anos;

- Dois anos como Relações Internacionais do Grupo Moriah de Comércio Exterior;

​​​

- Professor de Produção Literária e Assessor Editorial junto ao projeto “Texto Vivo em Chapecó”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó/SC, (através do Edital de Circulação de Linguagens Artísticas de Chapecó, 2015);

- Professor de Produção Literária e Assessor Editorial junto ao projeto “Texto Vivo em Chapecó”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó/SC, (através do Edital de Circulação de Linguagens Artísticas de Chapecó, 2017);

- Professor de Análise Literária e Assessor Editorial junto ao projeto “Texto Vivo em Chapecó”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó/SC, (através do Edital de Circulação de Linguagens Artísticas de Chapecó, 2018);

- Diretor Geral de fundação da Editora Texto Vivo, desde novembro de 2016.

contato@escreverumlivro.com

sendtko@gmail.com

(49) 3329-8102

Whats: 49 99181-0202

Por telefone ou online

Envie uma mensagem:

CONTATO

Projeto Texto Vivo - Prof. Gilberto Sendtko

Rua Jardim Europa, 1477D, Bairro Esplanada, Chapecó/SC

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Aguarde e em até 05 dias entraremos em contato. Obrigado!